top of page

Afinal o que é Marketing?

Atualizado: 31 de mar. de 2023

O Marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais, ou seja, ele é responsável por transformar desejos em necessidades.

O primeiro post do blog não poderia ter um assunto diferente. Digo isto, pois a maioria das pessoas tem dificuldade em definir em poucas palavras o que é marketing, e pasmem… muitos profissionais da área também não sabem diferenciar os conceitos corretos.


Conceituando

"O Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (...) Vemos a administração de marketing como a arte e a ciência da escolha de mercados-alvo e da captação, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior para o cliente."

- Kotler e Keller - livro Administração de Marketing


Basicamente, marketing é tudo o que envolve o processo de compra. Tecnicamente falando resumimos isso no Composto de Marketing que também é comumente chamado de 4Ps.


Os 4Ps

Composto ou Mix de Marketing



Preço

Envolve as questões relacionadas à precificação de produtos/serviços


Praça

É o mercado a qual o produto/serviço está inserido, estamos falando da área de atuação, não apenas geográfica


Produto

No caso o que está sendo trabalhado pelo marketing


Promoção

Todas as ações que envolvem a divulgação do produto/serviço, não tem ligação direta necessariamente com a precificação.


Esses quatro pilares são a base de qualquer análise que a equipe de marketing fará. São os 4Ps que rodeiam estratégias de lançamentos, reposicionamento de produtos, criação de campanhas publicitárias e etc.


A análise do composto de marketing pode ser feita por leigos também. Naturalmente que será algo mais superficial do que se elaborado por um profissional, mas é um ótimo ponto de partida para um empreendedor que busca evoluir com sua marca.


E então?!

Que tal pensar nos 4Ps do seu negócio?



13 visualizações0 comentário
bottom of page